Igreja Batista Liberdade

Histórico até 2017…

A PIBHO - Igreja Batista Liberdade foi organizada em Herval d´Oeste no dia 07/09/1979.

Porém o trabalho na cidade começou em 02 de dezembro de 1976 com a chegada do então seminarista Eli Fernandes. Em seguida, no dia 07 de dezembro de 1976 chegou mais alguns seminaristas; dentre eles, Nilton de Souza, que foi nosso primeiro pastor.

ASSISTA VÍDEOS NO FACEBOOK COM OS PASTORES “ELI FERNANDES” e “NILTON DE SOUZA”:

Eli Fernandes: https://www.facebook.com/pibho/videos/1084921838217648/ ENTREVISTA
https://www.facebook.com/GilbertoDeDeus/videos/615030165266776/ CULTO (PARTE 1)
https://www.facebook.com/GilbertoDeDeus/videos/615036241932835/ CULTO (PARTE 2)

Nilton de Souza: https://www.facebook.com/GilbertoDeDeus/videos/768201516616306/ ENTREVISTA
https://www.facebook.com/GilbertoDeDeus/videos/778062595630198/ (culto aniversário de 37 anos de igreja organizada)

PASTORES E PERÍODO DE SUA PERMANÊNCIA NA PIBHO
Nilton de Souza 1977 à 28/08/1983
Areobaldo de Carvalho 25/11/1984
José Carlos Pereira dos Santos 13/01/1985 à 12/1985 (pastor interino)
Pedro Lopes Muniz 20/02/1986 à 04/01/1986 (pastor interino)
Raimundo Nonato de Vasconcelos 26/07/1987 à 23/04/1993
Gilson Fontes da Cruz 12/06/1993 à 14/12/1995
Paulo da Silva Lima 14/04/1996 à 02/12/1996 (pastor interino)
Israel Alves 24/08/1996 à 27/11/1996 (pastor evangelista auxiliar do Paulo Lima)
Sebastião Ademir de Medeiros 07/06/1997 à 07/09/2005
Gilberto de Deus e Silva 07/09/2005 atual pastor

O relato a seguir é de nosso atual pastor (Gilberto de Deus e Silva).

Breve resumo de cada ano vivido até o momento.

Em 2005, quando assumimos o ministério (eu e minha esposa), entendemos que era para nós (PIBHO), o “Ano da Decissão“.
Trabalhamos os 3 meses e alguns dias daquele ano tomando muitas decisões; e o Senhor nos respaldou em todo tempo.

2006 trabalhamos para que o ano fosse lembrado como o ano da multiplicação; como de fato foi. Dobramos o número de discípulos batizados, sendo um marco para a igreja desde sua organização. E mais um acréscimo de discípulos transferidos para esta cidade totalizando um acréscimo de mais de 120% de membros. Consolidando assim, e coroando de fato 2006 como o Ano da Multiplicação. Ainda em 2006 iniciamos a Escola de Líderes, Rede Ágape de Adolescentes, e a Rede de jovens.

2007 Entendemos que a palavra de Deus para nós era que seria o Ano da Conquista. Enfatizamos então a conquista de novos territórios, multiplicando PGM´s nos bairros e no centro. Conquistamos uma liderança forte, conquistamos o respeito na cidade, conquistamos a unidade na igreja. Nasceu a Rede de Crianças Efraim, a Rede Teen de Adolescentes, escola de compromisso, escola de casais, e muitas vidas salvas. Aumentando assim o número de discípulos (lavados e remidos pelo Sangue de Jesus) em 30% a mais que o ano anterior.

2008 Caminhamos na perspectiva de que seria o ano da restituição. E Deus restituiu Seus sonhos para nós, a visão, o propósito a linguagem. Participamos como igreja do Congresso estadual de células. Participei de um congresso em Porto Seguro, onde entendemos ser o “útero” da nação brasileira“. Iniciamos um propósito de oração contínua no templo das 06h às 07h da manhã. Fizemos retiros de jovens. A igreja nos enviou ao Egito e Israel.

2009 Ano da Colheita. Todos os esforços e ações efetuadas pela igreja no reino, resultou em muitos frutos. Na verdade, Deus é tão gracioso, que colhemos até onde não semeamos… Entre semear e colher existe um tempo… Cremos que este seria o tempo da colheita. Realmente foi… (para alguns ficou registrado como ano da crise financeira, outros ano da gripe suína…). Mas como tínhamos esta Palavra de Deus; continuamos avançando nos propósitos eternos do Rei dos reis Jesus. Enfim, a Palavra de Deus (como sempre) se cumpriu. Obrigado Senhor Jesus!

LEVÍTICO 26: 5-13 (NTLH)
As colheitas serão tão grandes, que vocês ainda estarão colhendo cereais quando chegar o tempo de colher uvas e estarão colhendo uvas quando chegar o tempo de semear os campos. Haverá bastante comida para todos, e vocês viverão em segurança na sua terra. Eu darei paz à terra de vocês. Todos dormirão sossegados, e ninguém os assustará, pois farei desaparecer da terra os animais selvagens e acabarei com as guerras. Vocês vencerão os seus inimigos e os matarão; cinco de vocês derrotarão cem deles, e cem de vocês derrotarão dez mil. Todos eles serão mortos. Eu abençoarei vocês e lhes darei muitos filhos. Cumprirei as promessas da aliança que fiz com vocês. As colheitas serão tão grandes, que vocês precisarão jogar fora o trigo velho para terem lugar onde guardar o novo. Morarei no meio de vocês, na minha Tenda Sagrada, e nunca os abandonarei. Estarei sempre com vocês; vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês. Eu os tirei do Egito para que vocês não fossem escravos dos egípcios. Eu os livrei da escravidão e os fiz andar de cabeça erguida.

2010 Ano da excelência! O Senhor inclinou meu coração de maneira tal que entendi que Ele desejava tirar de nosso meio, todo nível de mediocridade. Entendi que para recebermos o “vinho novo” precisávamos de “odres novos”. Então, nossa enfase neste ano foi em mudanças internas (discipulado), para vivermos a excelência do evangelho diariamente. … “…Bendita do SENHOR seja a sua terra, com o que é mais EXCELENTE dos céus, do orvalho e das profundezas, com o que é mais EXCELENTE daquilo que o sol amadurece e daquilo que os meses produzem, com o que é mais EXCELENTE dos montes antigos e mais EXCELENTE dos outeiros eternos, com o que é mais EXCELENTE da terra e da sua plenitude e da benevolência daquEle que apareceu na sarça…” Deuteronômio 33: 13-16. Enfatizamos o discipulado pessoal para que em nós manifestasse o caráter de Cristo.

2011, Ano da Ampliação. Depois de um ano trabalhando valores internos (de dentro para fora, do essencial para o aparente), chegou o tempo da ampliação. A ampliação que entendi ser a direção para 2011, fala de ampliarmos nossos conhecimentos, ampliarmos nossa esfera de ação, para atingirmos mais pessoas através do Evangelho. O texto que respalda esta ideia é Isaías 54; em especial, os versos 2 e 3. A ordem de Deus é: amplie porque vai transbordar… Entramos neste tempo com sinais da aprovação de Deus quanto a ampliação… Estou crédulo que 2011 será um ano de grandes ampliações em nossas vidas e ministério. (Graças a Deus foi). Iniciamos o ano recebendo direções preciosíssimas, mas que iam cada vez mais nos “empurrando” para uma realidade bem maior que aquela que vivíamos. Ampliação, para quem já fez em uma casa, sabe que dá muito trabalho. Uma casa edificada e que precisa ser ampliada, significa trabalho, esforço, paciência, cooperação…

Mal sabia eu de tudo isto, quando o Senhor me levou a caminha neste propósito “ampliação”. Foi muito trabalho… Ampliar a visão, conhecimento, experiência, o reino de Deus, exigiu muito de cada um de nós. Ampliar é expandir, é crescer… E para nos alinharmos com está direção de Deus, fomos arrancados daquilo que chamamos de “zona de conforto”.

Estávamos confortáveis com os PGM´s de multiplicação, recebendo palavras que nos ensinavam as bases do evangelho… Mas o Senhor queria que crescêssemos mais; que continuássemos avançando em direção ao centro de Sua vontade. Foi então que Deus nos fez crescer no entendimento, e nasceu os micro PGM´s. Os PGM´s foram ampliadas para PGM de discipulado…, mas sabemos que ainda estamos transicionando para PGM de edificação; e o discipulado acontecerá de “um a um”.

Quase no termino de 2011, o Senhor me levou a entender o que é “firmar bem as estacas”v. 2. O Senhor está nos encaminhando a uma transição, onde “todos serão discipulados”; ou, como diz uma frase de um colega pastor de Fortaleza: “Todo mundo discipulado. Todo discípulo um líder compromissado”. Firmar as estacas para conter o “transbordar” descrito no v. 3 só será possível, tendo todos no discipulado. E ESTE SERÁ O NOSSO “NORTE” (nossa direção) EM 2012.

2012, Ano da Frutificação. Continuamos a partir da ampliação conquistada em 2011; e entraremos no “transbordar” descrito no v. 3 de Isaías 54. Quando pensava que nossa direção para 2012 seria o ano do transbordar de Deus, fui surpreendido (como sempre). O Senhor me acrescentou uma palavra ao coração, que para mim é chave para 2012. E a palavra é FRUTIFICAÇÃO!

Frutificação significa: Produzir frutos - época em que as árvores dão frutos - estar carregado de frutos - dar resultado - produzir bom resultado. Então, o transbordar de Deus para nós será traduzido por F-R-U-T-I-F-I-C-A-Ç-Ã-O.

Você que foi ampliado, receba o transbordar de Deus em sua vida. Chegou o tempo da frutificação. Chegou o tempo de vermos os resultados de muitas sementes lançadas no solo do reino de Deus. Chegou o tempo também onde o Senhor irá colher Seus frutos em nós.
• Deus criou o homem e os abençoou dizendo: “… Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai…”.
• Bênção de Deus a Jacó: “… Eis que TE FAREI FRUTIFICAR e multiplicar, e te porei por multidão de povos, e darei esta terra à tua semente depois de ti, em possessão perpétua”Gn 48: 4.
• Leia também João 15:1- 8 e Apocalipse 22: 2

2013 ANO DA HONRA: Recebi esta palavra muito clara em meu coração entre fevereiro e março de 2012. Fui digerindo a ideia, para ter certeza de que poderia caminhar com esta enfase. Durante o ano fui cada vez mais tendo a certeza de que esta era a direção. Honra é um princípio para quem deseja agradar a Deus.

Não bastasse todas as evidências que tive durante todo o ano, tive uma surpresa que consolidou a direção de Deus. Recebemos (eu e minha família) contato da câmara de vereadores de Herval d´Oeste, pois eles entenderam que deveriam honrar meu pai pelo que ele foi, pelo seu caráter… Enfim, a quem honra, honra, diz a Palavra…

Temos muito a aprender sobre este princípio bíblico; mas estou crédulo que o bondoso Espírito Santo nos conduzirá em todo tempo. 2013 trabalharemos e viveremos estes valores… Texto chave: Isaías 61: 6-11.

2014 Pesca milagrosa. A pesca milagrosa fala de resultados acima do natural. Oramos e trabalhamos crendo que se o Senhor assim desejasse, poderíamos ver resultados acima do esperado. A pesca milagrosa ocorreu quando os discípulos estavam “desistidos” pela noite sem resultados. Enfrentamos a “noite em que nada apanhamos”, e vimos em 2014 uma pesca milagrosa. Foram pescados também talentos que o Senhor havia entregue a igreja, e que estavam imergidos no anonimato. Deus sempre nos surpreende. Deus é bom!

2015 Restaurando a família. De maneira muito tímida encaramos o desafio de atentarmos para a família como o Senhor deseja. Aprendemos que a grande maioria tem parentes, mas que não estabeleceu a família sobre A Rocha. Assim nossos sermões e reflexões tentaram enfatizar esta fundamental necessidade que é a restauração da família. Muito temos ainda que fazer, mas prosseguimos crendo que o Senhor está restaurando nossas famílias, para glória Dele.

2016 Conhecendo, amando e servindo. Que maravilhoso é este tema. O Senhor nos inclinou para a realidade que muitos servem ao Senhor sem O amar. E assim fazem pois ainda não O conhecem. Quem conhece o Senhor, O ama. E quem O ama, O serve. Jó disse que antes ele conhecia apenas de ouvir falar, mas que após uma profunda experiência com o Senhor, seus olhos O viram. Quando conhecemos A Verdade, somos livres do engano das trevas. Por isto, enfatizamos um maior esforço no conhecimento do Senhor e Sua Palavra. Revitalizamos nossas reuniões semanais para que ela fosse a tão necessária EBD que fortalece princípios eternos. Seguimos conhecendo, amando e servindo ao Senhor.

2017 Avançando para a maturidade. Quanto resquício de menino ainda teima em permanecer em nós (em mim). Vemos isto nosso dia a dia. O Senhor disse que quando chegamos a ser adultos, devemos desistir das coisas de meninos (1ª Co 13: 11). Em Hebreus 6 vemos que os princípios da doutrina cristã uma vez estabelecidos devem nos levar a avançar para a maturidade. Assim estamos caminhando; avançando para a maturidade.

PIBHO (Primeira Igreja Batista em Herval d´Oeste)
Igreja Batista Liberdade
Convenção Batista Brasileira

© 2017 - Igreja Batista Liberdade - Todos os direitos reservados

 

Desenvolvido por Evangelize com WP-2.7

Painel | Webmail