Igreja Batista Liberdade

Sepulcro caiado

Palavra da célula n.133 (Semana 13 - 19/12 á 24/12) 4ª estação - Mês de Discipular

Oração e Louvor: 10 minutos Tenha um período de louvor com as músicas que são cantadas em nossos cultos.

Líder: Estude bem a palavra para edificação da célula!

Boas vindas: Transmita a alegria de Cristo com sua vida. Receba-os com alegria, e diga que todos são bem vindos… Faça uma oração de gratidão a Deus por mais uma reunião da célula; e profetize o que você crê que irá acontecer!

Momento compartilhar: Você acha que a Bíblia condena a hipocrisia? O que é hipocrisia? [Quem ficou de trazer as respostas?] (15 minutos)

Para semana que vem: Duas ou três pessoas que queiram nos mostrar se discípulo podem estar endividado (devendo mais do que ganha). Precisa ter ao menos um texto bíblico que nos ensine sobre o assunto. E alguém que queira testemunhar como venceu nesta área (pode ser o líder, auxiliar, ou outro discípulo).

Sepulcro caiado

[palavra 30 minutos] [By Pr. Gilberto]

Textos bíblicos: Mateus 23: 27-28 (ministrante; leia todo o capítulo em casa), LEIA TAMBÉM ROMANOS 12: 9

Introdução: O capítulo 23 está reservado quase que em sua maioria para falar contra a hipocrisia. Mas, o que é hipocrisia? EU DIRIA QUE É FINGIR. “fingir ser o que não é; fingir sentir o que não sente; fingir crer o que não crê, SER FALSO. Jesus estava se dirigindo aos escribas e aos fariseus. Quem eram estes? Escribas (escreviam a Bíblia “velho testamento”). Chamados também de “doutores da lei”. E os fariseus? Um grupo religiosos dentro do judaísmo. Ambos eram conhecedores das leis do antigo testamento, exigiam que elas fosse cumpridas, mas eles mesmos não cumpriam (v. 4). Então Jesus os chama de hipócritas (fingidos).

Desenvolvimento: Os textos trazidos no “momento compartilhar” só vem a fortalecer a ideia de que o Senhor rejeita a hipocrisia. Jesushipocrisia comparou os hipócritas com um “sepulcro caiado”. O que é sepulcro caiado? Sepulcro é a sepultura; construção que fica por sobre o solo do túmulo em um cemitério. Caiado é o termo usado para dizer que foi revestido de cal, branqueado… Mas, porque Jesus comparou os escribas e fariseus a sepulcros caiados? Porque um sepulcro caiado, por fora é uma construção de material, rebocada, calfinada… Com uma aparência boa. Mas, por dentro de um sepulcro existem “… ossos de mortos…”. A comparação de Jesus fica clara, quando vemos Sua fala aos hipócritas. Jesus estava dizendo aos doutores da lei que por fora eles pareciam bonitos, branqueados pelo cal… Mas, por dentro, existia sujeira, pecados ocultos, falsidades; enfim, hipocrisia. Sepulcro lembra morte, cal está simbolizando o engano, a falsidade. Há três células atrás nós vimos que aquele que quer tirar o cisco do olho do irmão, sem tirar a trave do seu, é um hipócrita (Mateus 7: 5). Um hipócrita dificilmente reconhece que é… Um hipócrita é aquele que ao conversar com seu discipulador, diz estar tudo bem; quando na verdade não está. Ele está todo cheio de feridas, mas coloca um cal por fora, para disfarçar. O cal por fora pode ser um sorriso no rosto. Quantas pessoas sorriem, mas por dentro estão cheias de lixo! Uma pessoa que compra produto pirata, e diz “não fui eu quem gravei…”, está colocando cal para esconder os “… ossos de mortos…”. Pessoas que dizem não precisar de ninguém, pois já se machucou no passado o bastante, está colocando cal. Aparentar estar bem, não resolverá a situação, pois o lixo (frustração, mágoa, rancor…), continuará, escondido. Não esconda “… ossos de mortos…”.

Conclusão: O fato é que existem sepulcros caiados dentro de nós. São áreas que tentamos escondê-las com cal. Podemos esconder, mas não nos livramos dos “… ossos de mortos…”. Hoje, você pode fazer uma analise de sua vida, e você verá que não são poucas as áreas que se encontram “branqueadas com cal”. Você está disposto a abrir estas áreas, e tirar todo o lixo que ficou escondido por tanto tempo? Os versos 33 a 35 são tão sérios, que Jesus chama os hipócritas de “serpentes, raça de víboras” e diz: “… como escapareis da condenação do inferno?”. Vamos encerrar com todo resquício de hipocrisia que por ventura esteja dentro de nós. Eu desafio você a procurar alguém da célula que tenha mais tempo de fé que você, para encontrar-se com ele durante a semana. De um basta a este ciclo de carregar “… ossos de mortos…” dentro de ti. Abra sua vida; pois os podres que estão escondidos por tanto tempo precisam sair. Você não foi chamado para carregar “… ossos de mortos…”, mas para ser morada de Deus, habitação do Espírito Santo.

Aviso: DIA DE ORAÇÃO DA CÉLULA. Testemunhe sobre as micro células. As células que tem duplas formadas e estão sem micro células devem desafiá-los a buscar as “ovelhas perdidas”. Aqueles que já estiveram na célula, e hoje estão afastados… Se ainda tiver duplas, lembre-se de que aqueles que vão batizar, precisam do acompanhamento na micro célula. 

Oração: Faça uma oração de guerra, resistindo a este espírito de hipocrisia, para que o povo seja livre…

Você foi abençoado através desta mensagem? Então entre em contato conosco, queremos ajudá-lo em sua caminhada com Cristo. Se você quiser contribuir com este ministério, entre no Projeto Isaias 54 (página inicial do site) e envie sua oferta.

Imprimir este Artigo

Categoria: Célula de multiplicação

Publicado em 15 de dezembro de 2011

Visualizado por 1.220 leitores

2 Comentários para “Sepulcro caiado”

  1. Maria Miranda disse:

    Gostei da explicaçao do texto, vou ministrar na para minha familia (que e a igreja)para que eles venham cada dia deixar de ser hipocritas.

  2. Boa tarde

    Muito bom o texto sobre sepulcro caiado, de uma forma rápida e objetiva.

    Deus seja Louvado.

Envie seu Comentário

© 2014 - Igreja Batista Liberdade - Todos os direitos reservados

 

Desenvolvido por Evangelize com WP-2.7

Painel | Webmail